terça-feira, 7 de julho de 2009

Diário

Hoje no curso do PROMINP desenvolvemos estudos da perspectiva isométrica com os alunos de caldeiraria , as dificuldades são muitas , pois as pessoas desenvolve bastante uma visão bidimensional dos objetos . Quando trabalhamos com a 3ª dimensão aparecem as disfunções do conhecimento cotidiano.

As 3 dimensões básicas referem-se ao comprimento , largura e altura, as figuras dos sólidos ortogonais de uma forma ou de outra agregam essas dimensões .

Os planos ortogonais imaginários e naturais ( Nível )horizonte e (Prumo) vértice,´são as bases para o desenvolvimento das figuras, onde o plano horizontal repesenta o apoio e o plano vertical representa o equilíbrio dos sólidos.

As dimensões lineares, comprimento e largura da figura determina a área da base e a altura adiciona o volume.
Essa compreensão simplória de geometria auxilia no esclarecimento da associação das 3 dimensões .
Se lembrarmos do que nos foi ensinado lá por volta do 3º ano primário nas explicações de geografia, vamos reecontrar a compreensão dos pontos cardeais ; Norte , Sul , Leste e Oeste. Essa imagem da "Rosa dos Ventos" determina a orientação para o sentido da linhas no plano horizontal......

....08/07
A compreensão dos planos ortogonais fica mais esclarecida ao executarmos e entendermos o desenho isométrico de tubulações , pois os mesmos se desenvolvem no plano horizontal segundo os pontos cardeais ; Norte, Sul, Leste e Oeste, nos planos verticais , subindo e descendo ou se deslocando no espaço.
Para a execução do desenho isométrico utilizamos uma folha especial com linhas inclinadas a 30º em relação ao plano horizontal e para indicar os sentidos Norte/Sul Leste/Oeste e linhas verticais indicando para subir ou descer , ou seja , mudar de níveis.
Para um melhor entendimento, interpreta-se o desenho isométrico utilizando um arame fino ( possível de ser dobrado manualmente) e trazemos para uma situação real o desenvolvimento de um trecho da tubulação representada pelo desenho.
Essa técnica permite ao aprendiz, desenvolver habilidades com o desenho e ao mesmo tempo compreender os espaços , as dimensões e os planos ....
...14/07 Devido a um forte resfriado deixei de postar dias 9, 10 e 13. Mas atualisaremos já.
Nesse período comentamos sobre os desenhos unifilares, que representa a maneira mais clara de desenhar tubulações ,pois os mesmos se desenvolvem em alguns emaranhados no espaço tridimensional . É ao leigo quase impossivel compreender os desenhos isométricos. Porém com alguns poucos esclarecimentos torna-se possivel entender e executar qualquer desenvolvimento .
O primeiro passo é entender que um desenho deve ser analisado por partes (SPOOL) um pequeno trecho da tubulação em questão, os acessórios utilizados nas estremidades das tubulações podem ser; válvulas, flanges, curvas 90º, 45º ou angulos especiais, derivações em " T " ou em " Y ", reduções e bocais de vasos. Com medidas pré dimensionadas e encontradas em tabelas de fornecedores com os padrões conforme norma específica, conhecendo o tipo de junção(se soldado, roscado, flangeado ou colado) utilizada nas uniões dos tubos pode-se dimensionar o comprimento de cada tubo a ser cortado, evitando desperdício de materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário